quinta-feira, 25 de novembro de 2010

RÁDIO DE SÃO GONÇALO FESTEJA 50 ANOS MUDANDO DE NOME

Em 1960 foi fundada a primeira rádio escola do Brasil pelo padre Josemir Dias Valverde, que devidamente recebeu o nome de Rádio São Gonçalo. Sintonizada na freqüência 1410 AM, tem um legado histórico de ser a primeira fundada no Recôncavo e a terceira emissora da Bahia, estando atrás da Sociedade de Salvador e a Sociedade de Feira. Dez anos após sua fundação passou a ser dirigida pelo monsenhor Hermenegildo de Castorano, aumentando sua potência de transmissão de 1 kg para 10 kg de potência.

No próximo dia 8 de dezembro a emissora completará meio século de existência marcado por grandes mudanças como a criação de um cinema que incluirá os estudantes das escolas regionais no universo cinematográfico. A rádio, inicialmente, tinha o objetivo de aproximar a igreja Católica da população, mas agora está se desvinculando da igreja e vai passar a se chamar Rádio Planeta. Segundo Ronaldo Pinto, diretor comercial, a mudança do nome está ligada ao crédito e a visibilidade da rádio em outras regiões, já que o nome São Gonçalo interioriza a mesma.

Mas essa transformação está provocando oposições na cidade de São Gonçalo, pois para alguns, como dona Antonia Pereira dos Santos, de 78 anos, ouvinte desde a década de 60, mudar o nome da rádio é apagar metade de uma história que ela representa para a cidade. E para outros a mudança é necessária, porque se ela quer expandir, aumentar seu público ouvinte, não deve prender-se ao município, principalmente carregando o nome do mesmo que a torna particular a cidade.

Segundo pesquisa encomendada pela rádio, ela obteve no último mês de outubro 92% de audiência em São Gonçalo e cidades circunvizinhas, o que é uma prova de que a ‘vovozona’ do Recôncavo é uma das mais ouvidas da região. Alcança um raio de 250 km², média esta, que segundo Ronaldo deve ser aumentada. Além disso tem um site que diariamente é atualizado e leva a rádio a 15 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário