sábado, 11 de dezembro de 2010

Vem chegando o verão e com ele os primeiros alertas para a sua saúde

Feira de Santana é uma das cidades mais quentes da Bahia, está localizada no interior do Estado variação da temperatura é muito alta fazendo com que durante o dia as temperaturas sejam elevadas e a noite estas tendem a cair bruscamente, pelo menos era o que antes se sentia!

Ainda não estamos no verão propriamente dito, mas a sensação que os feirenses têm é que estão em uma fornalha a mais de mil graus. Segundo o depoimento de Ângela Maria, enfermeira de 48 anos que diz passar mal com as altas temperaturas que a cidade vem enfrentando nesse período: “Não consigo dormir direito durante a noite. Meu corpo fica pesado. Minha disposição vai para o espaço sem contar o mal estar que sinto durante esse período”.

A temperatura está girando em torno de 30° a 35°C, mas a sensação térmica chega a ser de 40°C. Os postos de saúde já começam a ter os atendimentos quase que duplicados devido às complicações da temperatura decorrentes da estação que ainda não começou. Um dos maiores problemas registrados nessa época são os respiratórios, picos na pressão e desmaios, afirma a enfermeira Ângela Maria.

Por isso os médicos alertam: Evitar exposição solar entre as 10 e 16 horas. Os exercícios físicos só devem ser praticados a partir das 17 horas que é o momento em os raios solares são menos intensos. Deve-se beber muito líquido principalmente água e é claro usar o protetor solar.

Atenção: Não é só os seres humanos que sofrem com o calor intenso. Os animais também penam nesse período por isso procure passear com o seu bichinho de estimação no final da tarde. Mantenha uma bacia de água fresca disponível e observar alterações que são decorrentes nos animais como cansaço. Se algo de diferente estiver acontecendo com o seu bichinho procure um veterinário o quanto antes. É comum a morte de animais domésticos nesse período, explica a veterinária Leilane Nunes.

Thaise Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário