quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

CENTRO CULTURAL DANNEMANN DA PROCUÇÃO A ARTE: INFLUÊNCIA QUE ESTE EXERCE NA VIDA DO RECÔNCAVO

A cidade de São Félix é conhecida por sua tradição religiosa e por ser uma das cidades mais antigas da Bahia juntamente com a cidade de Cachoeira. Além de ter sido destaque nas lutas de mobilização social a favor da Independência Baiana, São Félix também é influenciada pelo desenvolvimento da indústria fumageira entre elas estão a Suerdieck e o Dannemann, fundada na segunda metade do século XIX pelo alemão Gerhard Dannemann, que ainda está em pleno funcionamento.

A mais antiga fábrica de charutos da Bahia mantém em São Félix o  Centro Cultural Dannemann, que tem como objetivo promover, palestras, exposições dos mais variados tipos (pinturas, esculturas) a produção artesanal de charutos e a cada dois anos a Bienal de Artes Plásticas do Recôncavo.

A minifábrica

Uma charuteira revelou que a indústria era sediada na cidade de Cruz das Almas e só depois ele veio para a cidade de São Félix. A produção dos charutos ainda é feita ainda maneira artesanal para preservar a cultura e os costumes, pois o Centro é muito procurado por turistas de todas as partes do mundo.
Devido a grande procura de turistas o Centro Cultural Dannemann oferece a sua equipe inclusive as charuteiras curso de inglês, com a finalidade de facilitar o diálogo entre quem tão bem a história da cidade e quem quer aprender sobre a mesma.

Influência social

A produção de charutos exerce na vida das pessoas da comunidade de São Félix uma influência bem considerável. Isso pode ser observado a partir da opinião dos empregados na indústria fumageira.Os motivos que levaram as mulheres a trabalharem como charuteiras no Dannemann são os mais variados, tradição familiar, procura de emprego, enfim mas para todas trabalhar no Centro Cultural é sempre um motivo de alegria.

A charuteira entrevistada contou que o seu primeiro contato com o fumo (planta) se deu entre seus oito, nove anos de idade devido a influência que sofreu da sua mãe que trabalhava nos armazéns de fumo. Ela disse ainda que têm todos os seus direitos garantidos como férias, décimo terceiro, a jornada de trabalho é de aproximadamente oito horas diárias com pausa de uma hora para o almoço.
Thaise Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário