segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CRUZ DAS ALMAS POSSUI O METRO QUADRADO MAIS CARO DO RECÔNCAVO


O metro quadrado mais caro do Recôncavo está no município de Cruz das Almas, onde um lote situado nos bairros residenciais, adjacentes ao centro da cidade, custa de 230 a 1700 reais por metro quadrado. Isso corresponde ao valor de 70 a 500 mil reais em média por um lote regular de 10x30m, a exemplo dos loteamentos Primavera e Pinheiro. No bairro Sumaúma, o mais nobre e caro de todos, um lote varia entre 180 a 500 mil reais.

Para quem pretende adquirir um lote na área comercial fica ainda mais difícil, pois terá que desembolsar nada menos que 600 mil a 2 milhões de reais, a depender do tamanho da área e proximidade aos bancos. Um fato curioso que ocorre com freqüência é que muitos donos de imóveis, como casas antigas, preferem demolir a construção e limpar o terreno antes de por à venda, valorizando-o assim ainda mais.

Já nos bairros ou nos loteamentos mais afastados do centro, ou muito próximos da periferia, o custo por lote fica em torno de 40 a 60 mil reais, e nos bairros de classe mais baixa e de maior concentração de casas por ruas, como Areal, Miradouro e  Matadouro, ainda se compra um terreno, de dimensões menores, por 10 a 20 mil reais. Terreno de valor menor que esses só em áreas de difícil acesso e com infra-estrutura precária.

Segundo Olivaldo Oliveira, cruzalmente de 45 anos, residente na cidade e que acompanhou boa parte do desenvolvimento do município, essa super-valorização se dá, a início, pelo fato de os contratados da Odebrecht (responsáveis pela construção da barragem Pedra do Cavalo em Cachoeira), principalmente os engenheiros, terem escolhido esta cidade, dentre as demais, para fixar residência,. Também pela ampliação do centro de pesquisas EMBRAPA, que trouxe, além dos já existentes na cidade, muitos engenheiros, pesquisadores e técnicos de fora. Pela implantação do pólo industrial, da área calçadista, composta por seis fábricas, que emprega mais de duas mil pessoas, e principalmente pela ampliação da UFRB, a criação de faculdades como FAMAM, FACTAE, UNOPAR, entre outras, e, consequentemente, o crescente aumento de estabelecimentos comerciais.

“Sempre que pessoas, de melhor poder aquisitivo passam a morar num determinado lugar, movimenta todo o comércio e valoriza principalmente a moradia, devido à demanda”, afirmou. Porém, para quem deseja ou precisa morar em Cruz das Almas, a cidade oferece outras alternativas: casas para aluguel, quitinetes, pensões, pousadas e hotéis. Muitos, principalmente estudantes, preferem a tradicional e mais acessível “casa de parentes ou amigos”.

Situada no Recôncavo Sul da Bahia, Cruz das Almas dista 147km da capital e tem como vizinhos os municípios de Muritiba, São Felix, São Felipe e Sapeaçú, ao norte, sul, leste e oeste respectivamente. Foi emancipada em 29 de julho de 1897, desmembrando-se de São Félix. Segundo a última pesquisa divulgada do IBGE, em 2006, a população é de 58.293 habitantes, certamente estando hoje num número bem maior. Com clima ameno e agradável, a temperatura média é de 32ºC.

Por ser uma cidade relativamente tranqüila, pelas oportunidades de estudo que oferece e por estar em crescente desenvolvimento, Cruz das Almas tem sido escolhida por muitos para morar.

Lielza Lordelo

2 comentários:

  1. Excelente artigo Lielza, parabéns. Acho um absurdo imóveis em Cruz das Almas - uma cidade que tem renda percapita domiciliar MENOR que Sapeaçu - custarem tão caros - a ponto de alguns custarem mais de 1 milhão de reais - a uma população que não tem uma renda muito alta.

    ResponderExcluir
  2. Cidade de Ladrão. O povo acha que ta no paraiso. Cidade sem estrutura nenhuma. Quem anda pelas ruas de Cruz das Almas pensa que numa guerra civil, pois nunca vi tanta casa feia e cara num lugar só

    ResponderExcluir