quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ITABERABA, CIDADE RELUZENTE BERÇO DE VALORES CULTURAIS

Assim começa o hino de Itaberaba, cidade que será nosso destino para sairmos um pouco do Recôncavo. Cidade do Centro Norte Baiano, localizada a 276 quilômetros da capital. Fundada em 26 de março de 1877, Itaberaba é conhecida como o Portal da Chapada, pois fica na entrada da Chapada Diamantina. No censo de 2000, contava com 58.943 habitantes, já nos dados preliminares do censo 2010, o número está em 56.473, isso com 92% da coleta concluída.

Apesar de ter um comércio forte, com indústrias de calçados, móveis e alimentos, a cidade é mais conhecida, mundialmente, como a Terra do Abacaxi. Com extrema importância para a região, a cultura do abacaxi tem ajudado a melhor a realidade dos itaberabenses. Hoje, 6% da população total do município é beneficiada com os quatro mil hectares de área plantada, com produção de mais ou menos 60 milhões de frutos.

Foi no final da década de 90 que a cultura do abacaxi se fortaleceu graças aos esforços conjuntos de produtores e de instituições tais como a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A e a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas. O grande diferencial é que os plantios são feitos unicamente por pequenos produtores. Esses produtores contam com o trabalho do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que tem como propósito ajudar a solucionar alguns problemas que venham a dificultar o processo de produção.

Como já é típico das cidades do sertão da Bahia, Itaberaba é muito quente, até mesmo à noite que ganha maior frescor nos meses de junho, julho e agosto. O município influencia uma região muito grande por ser visto como principal centro regional. Prova disso é que muitos jovens saem de cidades vizinhas para cursarem a graduação ou na UNEB – Universidade do Estado da Bahia, que oferece os cursos de Letras Vernáculas, Pedagogia e História, FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências ou na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, que oferecem diversos cursos à distância.

Para aqueles que querem conhecer de perto essa modesta, mas agradável cidade, tem um bom número de opções para hospedagem. Os mais conhecidos são: Pousada do Sol, Hotel Morro das Flores, Pousada Casarara, Pousada Bahia 1 e 2, Pousada Charme e Pousada Degraus. Na ocasião, poderão experimentar alguns dos pratos típicos da região.

No café da manhã, nada como saborear delícias como os bolos de fubá e canela. No almoço a escolha fica entre a carne de sol com pirão de leite, carne seca com abóbora ou buchada de bode. Para sobremesa, torta de manga, abacaxi surpresa ou um bombom de castanha de caju. À noite, para quem tem o estômago forte, cairá muito bem uma costela de porco seguida de bolo de macaxeira e charque.


Aline Sampaio

4 comentários:

  1. muito bom esta muio massa

    ResponderExcluir
  2. pow eu amow essa cidade!!!

    ResponderExcluir
  3. Cidade inesplicavel.
    Te amo Itaberaba

    ResponderExcluir
  4. itaberaba minha crença minha vida ti amo meu amr minha terra natal

    ResponderExcluir