quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ITABERABA, CIDADE RELUZENTE BERÇO DE VALORES CULTURAIS

Assim começa o hino de Itaberaba, cidade que será nosso destino para sairmos um pouco do Recôncavo. Cidade do Centro Norte Baiano, localizada a 276 quilômetros da capital. Fundada em 26 de março de 1877, Itaberaba é conhecida como o Portal da Chapada, pois fica na entrada da Chapada Diamantina. No censo de 2000, contava com 58.943 habitantes, já nos dados preliminares do censo 2010, o número está em 56.473, isso com 92% da coleta concluída.

Apesar de ter um comércio forte, com indústrias de calçados, móveis e alimentos, a cidade é mais conhecida, mundialmente, como a Terra do Abacaxi. Com extrema importância para a região, a cultura do abacaxi tem ajudado a melhor a realidade dos itaberabenses. Hoje, 6% da população total do município é beneficiada com os quatro mil hectares de área plantada, com produção de mais ou menos 60 milhões de frutos.

Foi no final da década de 90 que a cultura do abacaxi se fortaleceu graças aos esforços conjuntos de produtores e de instituições tais como a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A e a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas. O grande diferencial é que os plantios são feitos unicamente por pequenos produtores. Esses produtores contam com o trabalho do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que tem como propósito ajudar a solucionar alguns problemas que venham a dificultar o processo de produção.

Como já é típico das cidades do sertão da Bahia, Itaberaba é muito quente, até mesmo à noite que ganha maior frescor nos meses de junho, julho e agosto. O município influencia uma região muito grande por ser visto como principal centro regional. Prova disso é que muitos jovens saem de cidades vizinhas para cursarem a graduação ou na UNEB – Universidade do Estado da Bahia, que oferece os cursos de Letras Vernáculas, Pedagogia e História, FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências ou na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, que oferecem diversos cursos à distância.

Para aqueles que querem conhecer de perto essa modesta, mas agradável cidade, tem um bom número de opções para hospedagem. Os mais conhecidos são: Pousada do Sol, Hotel Morro das Flores, Pousada Casarara, Pousada Bahia 1 e 2, Pousada Charme e Pousada Degraus. Na ocasião, poderão experimentar alguns dos pratos típicos da região.

No café da manhã, nada como saborear delícias como os bolos de fubá e canela. No almoço a escolha fica entre a carne de sol com pirão de leite, carne seca com abóbora ou buchada de bode. Para sobremesa, torta de manga, abacaxi surpresa ou um bombom de castanha de caju. À noite, para quem tem o estômago forte, cairá muito bem uma costela de porco seguida de bolo de macaxeira e charque.


Aline Sampaio

4 comentários: