segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FESTA DA PADROEIRA DE CACHOEIRA NÃO CONTA COM A PARTE PROFANA

A cidade de Cachoeira, famosa pelas suas festividades culturais e religiosas, comemora na primeira semana de outubro a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário. Ao contrário da maioria das festas religiosas da cidade, essa que é a maior delas não conta com a parte profana. A programação é composta por novenário durante nove noites seguidas e tem sua culminância com a missa solene e procissão dia sete de outubro.


 Conhecida pelas suas festividades onde o sagrado e o profano se confundem, Cachoeira abriga diversas religiões, além de cultuar o sincretismo religioso. Mas desta vez, na festa da padroeira comemora-se apenas a parte religiosa.  De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Lourival Trindade, a prefeitura colabora quando solicitada pela igreja. 


Esta informação é confirmada por um dos padres responsáveis pela comunidade católica da cidade, Cid José da Cruz. Mas o padre salienta que a igreja trabalha desde a escolha do tema para arrecadação de fundos e mesmo a comunidade e a prefeitura ajudando, a maior parte dos recursos vem da própria igreja. 


O dia festivo será sete de outubro, feriado municipal, faz parte da programação alvorada, missa com a participação das crianças, missa solene com a presença do bispo auxiliar Gregório Paixão e procissão. A festa de Nossa Senhora do Rosário tem um homenageado a cada ano. Geralmente são pessoas que tem destaque dentro da comunidade católica. Este ano as homenageadas são as irmãs Milhazes, Maria Luiza, Ana Sylvia e Helena Maria. Uma novidade este ano é que após as celebrações, fiéis dão testemunhos de bênçãos alcançadas.

Fabiana Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário