quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESTUDANTES DO CURSO ARTES VISUAIS APRESENTARÃO PROJETO EM FESTIVAL

Os alunos do 2º semestre de Artes Visuais, Amauri de Freitas Silva e Estevan José de Queiroz Martinez, participarão da 4ª edição do CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, na UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos. Na oportunidade, vão apresentar o projeto, Universitários Fazendo Sexo, que foi selecionado em meio há diversos outros trabalhos. O evento que ocorrerá do dia 07 a 12 de outubro, está ocupando todo o tempo dos dois, mas mesmo assim encontraram um tempinho para falar do projeto e da apresentação no festival.

Amauri contou que um dia, quando estava olhando o site da UFSCAR, viu que as inscrições para o 4º CONTATO estavam abertas. Ao perceber que se tratava de um festival de multimídia, música, cinema, resolveu falar com o colega Estevan e juntos inscreveram um projeto que já vinha sendo montado com estudos anteriores. Pensaram ser impossível serem selecionados, pois além de ser um evento nacional, havia muitas faculdades boas inscritas. Para a surpresa deles, o projeto, Universitários Fazendo Sexo, foi selecionado para ser apresentado.

Universitários Fazendo Sexo é, antes de tudo, um projeto artístico. O estudante faz questão de frisar isso, por creditar que na academia, a arte acaba se tornando mais teoria que arte, contudo ele também está fundamentado em teorias. O projeto se trata de uma vídeo-performance que discute o sexo na sociedade moderna. Os universitários foram escolhidos, porque os dois acreditavam que o assunto sexo seria tratado com maior naturalidade. O que não aconteceu, assim como na sociedade em geral, encontraram muita dificuldade de falar do tema na universidade. Então resolveram enquadrar a discussão a partir do ponto de vista universitário.

Estevan explicou que a idéia do projeto surgiu a partir do momento em que ele fez uma intervenção cibernética em várias comunidades de relacionamento na internet, em agosto de 2008. Ele lançou um manifesto intitulado O Manifesto Da Arte Poser, que consiste em renovar a arte trazê-la para outros ambientes. Acredita que a arte poser tem tudo a ver com o projeto Universitários Fazendo Sexo. A primeira experiência foi fazer uma autopromoção na internet, em várias comunidades de artes o que gerou muita polêmica, mas o artista tem que romper com essas barreiras.

Percebeu que os artistas também estão muito receosos com as novas atitudes, então teve a ideia de falar de outro assunto, mais polêmico, que é o sexo. O pensamento inicial foi colocar, nessas comunidades, dois artistas fazendo sexo, pois ia gerar muita polêmica, porém a ideia do projeto é outro, estão baseados em Platão, Nietzsche, Humberto Eco. Quer quebrar as barreiras, fazer com que a arte se desenvolva em outros ambientes. O Universitários Fazendo Sexo é uma intervenção. Inicialmente, as pessoas vão pensar no ato sexual, mas é uma coisa acadêmica é outra coisa que não o ato.

Quanto às expectativas para o festival, ambos estão animados. Amauri diz que o fato de serem apenas do 2º semestre e terem sido selecionados juntos com uma mestranda da UNESP – Universidade Estadual Paulista, e um estudante de física da USP – Universidade de São Paulo, já é motivo de comemoração. Acredita ter colocado a UFRB lado a lado dessas universidades. É uma coisa muito bacana, alunos que estão começando a graduação, estarem num festival tão importante. Estevan está numa expectativa total, pois vai ser um evento nacional. A programação está super recheada. Espera participar da melhor maneira possível para representar a UFRB que não mediu esforços para ajudá-los.

Aline Sampaio

Um comentário:

  1. só ta faltando umas fotos por aqui neh? Além das minhas matérias, quando eu fazê-las :)

    ResponderExcluir