segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA UNIVERSIDADE

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB foi criada pela Lei 11.151 de 29 de Julho de 2005. A instituição é fruto do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, situada na cidade de Cruz das Almas. Com seu modelo multicampi, a UFRB foi instalada nos Municípios de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cachoeira. Como tem que ser em todas as instituições de ensino, a UFRB conta com um verdadeiro time de profissionais que agiliza, cada um em sua área, os processos necessários para o seu funcionamento.
O núcleo de qualquer instituição de ensino superior é a reitoria. No caso da UFRB, é composta pelo Reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif,  pelo Vice- Reitor Sílvio Luiz de Oliveira Soglia, e  sete Pró-Reitorias. Rosilda Santana dos Santos é a responsável pela Pró-Reitoria de Administração; Maria Inês Almeida de Oliveira Pinto pela de Gestão de Pessoal; Dinalva Melo do Nascimento, da de Graduação. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação fica cargo de Carlos Alfredo Lopes de Carvalho. Warli Anjos de Souza é Pró-Reitor de Planejamento; Aelson Silva de Almeida é de Extensão. Por fim, a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, liderada pela Pró-Reitora Rita de Cássia Dias Pereira de Jesus.

O Campus de Cachoeira, mais conhecido como CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras, funciona no Quarteirão Leite Alves, e também conta com setores essenciais para seu andamento. A direção é representada pelo Dr. Xavier Vatin e seu vice Dr. André Itaparica. O CAHL, como deve ser toda faculdade, está firmada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A professora Lúcia Maria Aquino de Queiroz fica à frente da Gestão de Ensino; Rachel Neuberger da Gestão de Extensão. Já a Gestão de Pesquisa é conduzida pelo professor Wilson Penteado.

Um dos setores mais importantes do CAHL é o Núcleo Acadêmico - NUAC. Segundo Kelly Grazielly da Silva Siqueira e Cerqueira, chefe do núcleo, ele tem como objetivo atender aos acadêmicos que necessitam de serviços e apoios específicos e apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A importância desse núcleo é tão evidente, que nele está concentrado outros setores, como, por exemplo, as Assessorias dos Colegiados. No total, o Núcleo Acadêmico tem nove funcionários, seis Assessores de Colegiados e dos Gestores de Ensino, Pesquisa e Extensão, e três nos atendimentos externo e interno.

È  obrigação do NUAC digitar documentos; emitir documentos para alunos e ex-alunos; manter comunicação com professores e alunos através de e-mail; organizar o arquivo de documentos acadêmicos intermediários e correntes; atender aos docentes, alunos e ex-alunos em relação às questões específicas das atividades acadêmicas; apoiar as eleições para cargos da área acadêmica; acompanhar a renovação e finalização dos contratos dos professores.

Kelly Cerqueira frisa a estreita relação entre o núcleo e os colegiados. Junto com o coordenador de colegiado, o NUAC realiza o planejamento acadêmico; controla os documentos acadêmicos que tramitam não só nos colegiados, mas em todo o Centro; apóia a realização da matrícula de alunos de graduação e de pós-graduação; emite e organiza as cadernetas; convoca professores e alunos para participação de reuniões.

O Núcleo Acadêmico funciona externamente das 08h00min as 17h00min, e internamente das 08h30min  às 16h30min. A chefe do núcleo acredita que o bom funcionamento desse setor é essencial para que as atividades acadêmicas do Centro sejam efetivas e eficazes.

Aline Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário