quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ATUAÇÃO DO ARQUIVO DE SÃO FÉLIZ NA PRESERVAÇÃO DE SUA HISTÓRIA


O Arquivo Municipal de São Félix, inaugurado em 25 de outubro de 2003 no espaço onde antes funcionava o prédio da biblioteca, conta com uma diversidade de documentos a exemplo de revistas, jornais, fotos, entre outros que retratam a História de São Félix.

Segundo Irio dos Santos Ribeiro e Óseas Fernando Oliveira de Souza, ambos os funcionários do Arquivo Municipal, a maioria das pessoas que chegam ao local vão em busca de informações sobre a cidade de São Félix e região e ainda ressaltam que ele é visitado tanto por brasileiros quanto por estrangeiros interessados.

Entre esses visitantes, destaca-se a presença de estudantes que buscam informações para pesquisas cientificas, assim como de professores e alunos que buscam compreender aspectos interessantes sobre a história e a cultura da região.

O arquivo conta com a preservação de jornais antigos como: o jornal Correio de São Félix, A Pátria, O Propulsor, A Tarde, O Guarani, Jornal do Recôncavo, entre outros.

Atualmente, o Arquivo municipal funciona em horário comercial de segunda a sexta-feira e conta uma exposição em homenagem ao dia da “Consciência Negra”. Essa exposição estará disposta para visitação até 28 de fevereiro de 2011 e é composta por diversas imagens que retratam a religiosidade, a cultura, a vida cotidiana do povo negro da região de São Félix.

A presença do Arquivo Municipal na cidade de São Félix é de extrema importância para a preservação da cultura local assim como para a pesquisa e divulgação da história que envolve toda a região do Recôncavo Baiano, constituindo um verdadeiro patrimônio para comunidade.
Jacson Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário