segunda-feira, 8 de novembro de 2010

FESTIVAL DE DOCUMENTÁRIOS AGITA CACHOEIRA



CACHOEIRA – Acontece no CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras – da UFRB o CachoeiraDoc, I Festival de Documentários de Cachoeira. O evento que está sendo realizado desde o dia 5 e vai até o dia 11 de novembro, apresenta mostras de filmes, ciclos de conferências e oficinas para estudantes da área de audiovisual. De acordo com os organizadores, o objetivo do festival é contribuir para a afirmação e renovação da tradição documental, despertando no seu público a reflexão sobre os vários temas apresentados.
A abertura do festival foi realizada na Praça da Aclamação com a exibição do filme “Nanook do Norte”, de Robert Flaherty, considerado o primeiro filme documentário de longa-metragem de sucesso internacional onde é mostrada a vida de uma família de esquimós. A apresentação contou com a presença do conjunto Nanook Ensemble executando a trilha sonora.
Além dos documentários, o CachoeiraDoc traz mesas redondas onde serão discutidos temas como cinema e educação, os povos indígenas e música, e ainda o lançamento do livro “Ensaios no Real, o documentário brasileiro hoje”, organizado por Cezar Migliorin. Nos intervalos das mostras, o público conta com um lounge montado no foyer do auditório do CAHL.
O último dia do evento será dedicado ao Recôncavo com as mostras “A Força de um Grito” de Edson Silva de Jesus e “Cantador de Chula” de Marcelo Rabelo, às 9hs na Sala de Reuniões. No mesmo local às 11hs serão apresentadas as mostras “Omi Orisá – Lendas e Mitos do Rio Paraguaçu” de Lucas Reis, “A Devoção Pede Passagem” de José Antonio Gondim Rangel e “Memórias do Recôncavo: Besouro e outros capoeiras” de Pedro Abib.

O festival vai ser encerrado no dia 11 com a exibição de “Uma Noite em 67” de Renato Terra e Ricardo Calil, filme que trata do festival de música brasileira que mudou os rumos da música popular brasileira.

Sheila Barretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário