quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES IMPEDE REALIZAÇÃO DO SEMAE

O SEMAE- Seminário sobre Assuntos Estudantis- evento realizado anualmente pela Pró- Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE , que em sua IV edição tinha por tema “ Projeto de vida”, e seria realizado no auditório da reitoria teve sua programação suspensa devido a manifestação de alguns estudantes integrantes do PPQ – Programa de Permanência Qualificada, que chegaram no evento em clima de protesto.
 
Os manifestantes reivindicavam entre outras coisas a participação na elaboração do seminário. Eles propuseram uma paralisação e ocupação simbólica da sala da reitoria por 30 minutos que foi aceita pela maioria. Uma aluna que se mostrou contrária a maneira pela qual estava sendo feita a manifestação foi vaiada.
 
Eles alegam que escolheram, justamente, o dia do evento para discutir esse assunto por ser uma oportunidade singular, em que a maioria dos bolsistas estava junta e poderia trocar ideias e apresentar os problemas aos órgãos competentes. Para eles a multicampia atrapalha a criação de uma identidade estudantil da UFRB, e os alunos estão identificados pelos seus centros de ensino.
 
De acordo com Sergio Augusto, recém-formado em História, morador da residência universitária, a PROPAAE não funciona de maneira eficiente. Vários bolsistas sentem-se como se solicitassem esmolas, suas necessidades na maioria das vezes são tratadas com desdém e faltam profissionais qualificados para atender aos estudantes.
 
Para ele, o projeto REUNI da UFRB é muito falho, existe uma distância entre teoria e prática. O regimento da PROPAAE diz uma coisa, mas o que os assistidos sentem na pele é diferente. Existem carências, problemas que precisam ser solucionados. Afirma que o objetivo dos estudantes não é destruir, mas melhorar. “Como eu falei antes, não é destruir nada. Muito pelo contrário, é agregar valor, é apontar soluções, é melhorar, mas nem sempre somos interpretados assim.”
 
Os estudantes apresentaram uma pauta com 23 itens. Entre eles estavam: recebimento do auxílio mesmo no período de férias; auxílio alimentação para bolsistas de outras modalidades dos centros que não possuem restaurante universitário; igualdade no valor das bolsas; criação de uma cartilha de esclarecimento de direitos e deveres dos bolsistas, representação de bolsistas de toda modalidade de auxílio, não apenas dos residentes.
 
A Pró-reitora da PROPAAE, Rita de Cássia Dias, recebeu a pauta para fazer o encaminhamento e a programação do seminário foi suspensa. Entre as reivindicações, a que os bolsistas julgavam mais urgente era o recebimento no período das férias. De acordo com Pró-reitora, o estudante que comprovar as despesas, no caso de auxílio pecuniário à moradia, e apresentar o recibo de aluguel permanece recebendo. O auxílio que não continua no período das férias é o óbvio – auxílio deslocamento – já que o estudante não se desloca para os centros de ensino nesse período.
 
Lamentou a suspensão do seminário, pois considera importante a realização deste, disse que Seminário sobre Assuntos Estudantis não se resume a assistência estudantil. A Pró-reitora disse que deve ser comemorado o fato de se ter uma política pública federal, já que a UFRB é uma dentre as poucas universidades contempladas.
 
Rita Dias acredita que é preciso reivindicar, mas é preciso garantir o que já tem. Salienta que é necessário que se dialogue buscando ver de que maneira é viável a solução dos problemas. E pede a organização estudantil formal para representação mediante os assuntos estudantis de maneira organizada.

 Estudantes protestam na sala da reitoria

Fabiana Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário