segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UNIVERSITÁRIOS SENTEM DIFICULDADE EM TER BONS HÁBITOS ALIMENTARES


A inserção na vida acadêmica acarreta mudanças na rotina de qualquer pessoa, inclusive nos hábitos alimentares. A extensa carga horária das faculdades, a falta do acompanhamento dos pais e o desconhecimento, de alguns, no preparo de alimentos, faz com que o cuidado com a alimentação fique muitas vezes, comprometida.

Segundo pesquisas sobre alimentação de universitários, existe a prevalência de ingestão de alimentos doces e gordurosos contrapondo à baixa ingestão de frutas e hortaliças. No Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) não acontece diferente. Joice Soares, aluna do segundo semestre de Ciências Sociais da Faculdade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) afirma que almoça em casa, e mesmo assim por vezes não considera ter uma alimentação saudável. “Por mais que eu almoce em casa, acho que não tenho uma alimentação totalmente balanceada. Nessa rotina acelerada que tenho devido à universidade, às vezes substituo um almoço por um lanche mais prático, e consequentemente mais gorduroso.”

Maria de Fátima Mendes, segundo semestre de Comunicação Social da mesma Universidade, diz sentir dores no estômago constantemente, e acredita que é proveniente de uma má alimentação. “Quase toda vez que me alimento mal, ou até mesmo passo um grande período de tempo sem me alimentar, sinto dores estomacais.”

Um grande número de doenças estão aliadas à alimentação ou carência de algum tipo de vitamina presente em alimentos cotidianos. Tem-se como exemplo a anemia nutricional, avitaminoses (beribéri, cegueira noturna, escorbuto, raquitismo, pelagra), diabetes, desnutrição, doenças do aparelho digestivo, doenças degenerativas e hipertensão arterial.

Esses problemas podem ser evitados se os jovens passarem a cuidar mais de sua saúde, uma vez que alimentos ditos práticos nem sempre oferecem os nutrientes necessários diariamente para o nosso organismo. A pirâmide alimentar demonstra como os diferentes tipos de alimentos devem ser balanceados nas dietas. Não é uma ciência exata, mas se define como um bom começo para criar uma dieta saudável e balanceada. 


Pirâmide alimentar: apresenta os grupos alimentares em quantidades adequadas de consumo.


Mariana Souza

2 comentários:

  1. Pois é! Nem me falem em alimentação. Se eu seguisse a famosa pirâmide, certamente não me sentiria tão mal. Saudades da comida da mamãe! Adorei a matéria, Mari! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Saudades da comida da mamãe também, Céu! Já virei amiga da gastrite! Obrigada =)
    Beijos

    ResponderExcluir