terça-feira, 19 de outubro de 2010

Enfrentando o CAHLor!

Frases como “que calor!”, “como está quente!” “está insuportável!” já fazem parte vocabulário cotidiano dos cachoeiranos.  Com os alunos, professores e funcionários do CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras, não poderia ser diferente: tem sido difícil encarar o Quarteirão Leite Alves em dias quentes, que o transformam num verdadeiro caldeirão de ferro e concreto.


A condição térmica nada agradável da cidade histórica da Cachoeira tem como fundamento básico os próprios fatores naturais. O engenheiro agrônomo Francisco Adriano Pereira, doutor em Engenharia da Irrigação explica: “Sobre a influência direta de dois corpos de água (o Rio Paraguaçu e o lago da barragem de Pedra do Cavalo), submetidos a elevadas taxas de evaporação, associadas a temperaturas e umidade relativa do ar elevadas, deixam uma sensação de estufa em toda cidade. Corroboram com esse panorama, a situação topográfica da área urbana, situada na parte inferior de um relevo de bacia, que dificultam a livre circulação ar, causando a todos os habitantes uma sensação de desconforto térmico”.

Confira abaixo algumas informações de como manter o organismo longe dos efeitos do calor excessivo, que além de incômodo pode trazer grandes  prejuízos à saúde.

Beba bastante água – em dias de calor excessivo, o processo de desidratação é acelerado. Não espere sentir sede. O ideal é consumir em média dois litros d´água por dia.
Cultive uma alimentação leve e saudável – o consumo de frutas, verduras e legumes frescos  é essencial. Alimentos mais pesados causam sensação de sonolência e moleza, aumentando o mal estar. Evite ainda o abuso do sal nos alimentos.
Cuidado com o vestuário – use sempre roupas leves (de preferência de algodão) e de cores claras, que permitam a respiração da pele. Evite também o uso contínuo de calçados abafados.
Exposição direta ao sol – o uso de filtro solar fator 15 é necessário mesmo em dias nublados.  Acessórios como bonés e óculos de sol também são bons aliados.
Pratique atividades físicas – mesmo que o calor cause indisposição, a prática de exercício é sempre recomendada. O ideal é que se escolham horários de menor incidência solar (antes das 10h e depois das 16h).                                         
                                                                                                                                
Celina Pereira



Um comentário:

  1. Ótima, Céu! Tais medidas são de conhecimento quase que total dos acadêmicos, entretanto, a gente acaba esquecendo de fazê-las. Um lembrete é sempre bom ;)

    Beijos

    ResponderExcluir